rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
rede-rs-cidade-2024-mapa-economico-jornal-comercio-rio-grande-sul-ecossistema-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-universidades-governo-camara-brasil-inovador-aldo-ceo-2

A Uber é uma empresa de tecnologia que que cria oportunidades em movimento

A Uber é uma empresa de tecnologia que que cria oportunidades em movimento

A Uber é uma empresa de tecnologia que que cria oportunidades ao colocar o mundo em movimento

A Uber é uma empresa de tecnologia que cria oportunidades ao colocar o mundo em movimento. Encaramos os desafios mais complexos para ajudar nossos parceiros e usuários a se locomover usando uma plataforma integrada de mobilidade presente em mais de 10 mil cidades do planeta.

A ideia surgiu em 2009 e a Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Inicialmente focada em um serviço com carros de luxo, a empresa expandiu rapidamente o portfólio de produtos e sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades – seja para uma viagem de carro ou para fazer as compras do supermercado.

Fundação
Junho de 2010
Presença em cidades no mundo
+10,5 mil
Presença em países
70
Motoristas/entregadores parceiros no mundo
7,4 milhões
Usuários no mundo
156 milhões
Viagens/entregas no mundo
30 milhões por dia

+1 milhão por hora
Para informações financeiras, acesse investor.uber.com
*segundo trimestre de 2024

Completamos o primeiro bilhão de viagens globalmente em dezembro de 2015, atingimos a marca de 2 bilhões em junho de 2016, 5 bilhões em maio de 2017 e 10 bilhões em junho de 2018. Em 2024, passamos da marca de 52 bilhões de viagens em todo o mundo.

A Uber no Brasil
A Uber celebra uma década de operação no Brasil em 2024 – a operação da empresa no país começou em 2014, no Rio de Janeiro, às vésperas da Copa do Mundo.  Hoje já estamos em mais de 500 cidades do país, incluindo todas as capitais e principais regiões metropolitanas.  Nosso objetivo é oferecer, por meio da nossa plataforma, opções práticas e acessíveis de mobilidade e delivery para todos os nossos usuários. Para quem dirige ou entrega por meio da plataforma, a Uber representa uma forma flexível de gerar renda, que pode ser ativada de maneira fácil e rápida. Diversos estudos apontam que a chegada da Uber criou um novo ecossistema econômico no Brasil, com impactos tanto na mobilidade das cidades quanto no mercado de trabalho. Nosso primeiro relatório de impacto da Uber no Brasil indicou que a empresa gerou R$ 36 bilhões de valor para a economia do país somente em 2021.

Para marcar os 10 anos de operação no Brasil, a Uber apresentou dados inéditos que revelam o impacto do aplicativo no dia a dia dos brasileiros:

125 milhões de brasileiros já utilizaram o aplicativo da Uber pelo menos uma vez (o que corresponde a aproximadamente 80% da população adulta do País)

5 milhões de brasileiros geraram renda com a plataforma em algum momento

Mais de R$ 140 bilhões foram repassados pela plataforma aos motoristas e entregadores parceiros

Mais de 11 bilhões de viagens já realizadas no Brasil desde 2014

Os produtos Uber

No Brasil, a Uber oferece diversos tipos de serviço de mobilidade e intermediação de entregas:

Mobilidade

UberX: carros compactos, com ar-condicionado e quatro portas. Com preço competitivo, é uma opção ideal para locomover-se no dia a dia.

Uber Comfort: uma seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço um pouco maior do que o do UberX.

Uber Black: categoria que oferece aos usuários uma experiência premium em carros sedã de grande porte, todos com bancos de couro.

Uber Taxi: opção para realizar viagens em táxis com todos os recursos de segurança oferecidos pela Uber.

Uber Moto: viagens de motocicleta com preços menores do que o UberX e com o Padrão Uber de Segurança de sempre.

Transporte Público: recurso que exibe no app da Uber informações em tempo real de linhas de ônibus, trens e metrôs.

Uber para Empresas: plataforma exclusiva para negócios, pequenos ou grandes, gerenciarem as viagens dos funcionários, com o objetivo de reduzir burocracia e reembolsos.

Intermediação de entregas

Mercado & Varejo: serviço integrado ao aplicativo Uber que permite aos usuários realizar compras de mercado e outros varejos por meio da nossa plataforma. Lançado no Brasil em janeiro de 2020, o serviço já está disponível em todas as regiões do país.

Uber Direct: empresas que utilizam o Uber para Empresas têm à disposição o Uber Direct, serviço que permite acionar motoristas parceiros para entregar produtos a seus clientes.

Uber Flash: categoria que permite aos usuários a solicitação de viagens para enviar itens e artigos pessoais para seus amigos e familiares sem sair de casa.

Uber Flash Moto: para enviar e receber itens entregues de motocicleta.

Sobre a Uber

O que fazemos

A Uber oferece uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros se conectem de forma fácil e descomplicada a usuários que buscam viagens acessíveis e confiáveis.

Acreditamos que, para encarar o desafio da mobilidade nas grandes cidades, é preciso oferecer uma gama cada vez mais ampla de opções de mobilidade às pessoas.

Possibilitamos que motoristas parceiros possam ter mais oportunidades de ganhar dinheiro ao conectá-los com usuários que desejam se deslocar pela cidade.

Geramos um incrível potencial para diminuir a necessidade de se ter um carro, colaborando assim para a diminuição dos congestionamentos nas grandes cidades. Com o Uber Juntos geramos ainda mais impacto ao colocar mais pessoas em menos carros, evitando emissões de poluentes e consumo de combustível.

O que não fazemos

A Uber não é uma empresa de transporte. A Uber é uma empresa de tecnologia que opera uma plataforma de mobilidade. Nós desenvolvemos um aplicativo que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades.

A Uber não é um serviço de carona paga ou remunerada. A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, por meio de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem pessoas que precisam de viagens acessíveis e confiáveis. O usuário chama um motorista parceiro, que o leva para o destino que ele deseja.

A Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Nós oferecemos uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros aumentem seus rendimentos e para que usuários encontrem uma opção de mobilidade.

Funcionamento da Uber

Como funciona para motoristas parceiros

Para ser um motorista parceiro da Uber é necessário que o interessado tenha carteira de habilitação com autorização para exercer atividade remunerada (EAR). Para incluir essa observação na carteira, basta procurar o Detran local.

É necessário fazer um cadastro no site da Uber e então passar por uma checagem de informações e de segurança.

Os motoristas precisam cadastrar um veículo que cumpra os requisitos de cada categoria e cidade e inserir o documento (CRLV) no aplicativo.

Quando ele quer dirigir, tudo o que ele precisa fazer é ligar o app. Não existe tempo mínimo diário, semanal ou mensal para que o motorista parceiro use a plataforma. Ele tem total flexibilidade para trabalhar como, quando e onde quiser.

No aplicativo próprio para motoristas parceiros é preciso fazer o login usando a senha pessoal e intransferível. Após esse procedimento é possível escolher com qual carro o motorista vai dirigir, caso exista mais de um carro cadastrado na plataforma.

Ao receber uma chamada de um usuário a tela do aplicativo pisca e é emitido um som. Assim que o usuário entra no carro, o motorista parceiro inicia a viagem por meio do aplicativo.

Ao chegar ao destino indicado, o motorista parceiro encerra a viagem no aplicativo e aparece a tela de avaliação do usuário, em que ele atribui uma nota entre 1 e 5 estrelas.

Como funciona para usuários

Qualquer pessoa que tenha um smartphone com acesso à internet pode se cadastrar. É preciso primeiro baixar o aplicativo da Uber na Google Play ou App Store (Apple) e instalá-lo no celular.

Depois é necessário cadastrar-se, informando telefone. Em todas as cidades é possível cadastrar um cartão de crédito ou débito para que o valor da viagem seja cobrado logo que o usuário desça do carro – o pagamento em créditos pré-pagos Uber Cash ou dinheiro também estão disponíveis. Para chamar um carro, é só abrir o aplicativo, escolher pra onde você quer ir e apertar um botão para solicitar uma viagem.

Quando o motorista parceiro estiver chegando, o aplicativo avisará o usuário com uma mensagem. Basta então identificar o carro (o aplicativo mostra o modelo, placa e cor do carro, nome do motorista e foto) e aproveitar a viagem.

Se o usuário estiver viajando com um amigo que também seja usuário cadastrado, é possível dividir o valor direto pelo aplicativo. Ao chegar no destino final basta descer do carro (na opção de pagamento com cartão ou créditos Uber Cash) e avaliar o motorista com uma nota entre 1 e 5 estrelas. Se for necessário, é possível enviar uma mensagem para a Uber direto pelo aplicativo, com elogios, sugestões ou qualquer tipo de comentário.

Valores

Cada cidade e tipo de serviço tem um preço diferente, mas o usuário sempre é informado, no próprio app, o valor exato da viagem antes mesmo de pedir um carro. A composição do preço leva em consideração um valor inicial, a distância e o tempo de viagem. Você pode consultar uma estimativa de preço aqui.

Feedback constante entre usuário e motorista parceiro
O que aumenta o nível de qualidade da plataforma Uber é o sistema de avaliação mútua, em que usuários avaliam os motoristas parceiros e vice-versa.

Desta forma, motoristas parceiros que não mantenham uma avaliação mínima por parte dos usuários podem ser desativados da plataforma. O mesmo acontece com usuários que não mantenham uma avaliação mínima por parte dos motoristas parceiros. É importante destacar que as notas são anônimas e apresentadas de forma agregada. Nenhuma avaliação individual de motoristas parceiros ou usuários é compartilhada com a outra parte.

Assim, o respeito, a igualdade, a integridade e a transparência são valores fundamentais da plataforma presentes do Código de Conduta da Uber.

Segurança

Segurança é a principal prioridade para a Uber. A empresa está permanentemente investindo em novos recursos para fazer a plataforma cada vez mais segura antes, durante e depois que é usada por nossa comunidade de usuários, parceiros ou clientes. Para diminuir os riscos a todo esse contingente de pessoas, acreditamos na capilaridade e no poder transformador da tecnologia. Só ferramentas desenvolvidas para serem implementadas de forma escalável podem de fato proporcionar mais recursos de prevenção e proteção para toda a comunidade.

Para contribuir com isso, o Brasil conta com o primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber na América Latina. Grande parte dos novos recursos de segurança que chegam ao aplicativo estão sendo desenvolvidos no país, com a participação de engenheiros e especialistas brasileiros.

A Uber também busca sempre a parceria com as autoridades de polícia, para contribuir com informações que possam contribuir em investigações, e com a sociedade civil organizada, para entender como pode colaborar em temas complexos e estruturais, como a violência contra a mulher e as diversas formas de discriminação que acontecem na sociedade. Conheça mais sobre os recursos e iniciativas de segurança da Uber em nosso site.

Marco regulatório

As atividades da Uber são completamente legais.

Os motoristas parceiros prestam o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, atividade que tem respaldo na Constituição Federal, integra a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12) e já foi regulamentada em âmbito nacional pela Lei Federal 13.640/18.

A atividade também já foi regulamentada no âmbito municipal em diversas cidades como São Paulo, Vitória e o Distrito Federal. A falta de regulamentação no âmbito municipal, entretanto, não significa ilegalidade, uma vez que o serviço já é regulamentado por Lei Federal. A Uber mantém contato frequente com os poderes executivo e legislativo das cidades para contribuir com regulações pensadas nos benefícios que a tecnologia traz para as cidades e as pessoas.

A Justiça brasileira já reiterou, por diversas vezes, a legalidade das atividades da Uber e dos motoristas parceiros. Em maio de 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a proibição ou a restrição desproporcional da atividade é inconstitucional e representa violação aos princípios da livre iniciativa e concorrência.

Além disso, os ministros fixaram tese de repercussão geral definindo que os municípios que optarem pela regulamentação não podem contrariar ou estabelecer requisitos adicionais àqueles estabelecidos na legislação federal. Com a decisão, foram afastadas medidas que contenham restrições à entrada de pessoas na atividade, como número máximo de motoristas parceiros, autorizações prévias como alvarás e exigência de placas de cidades específicas.

A Uber não é concorrência desleal.

O foco da Uber é oferecer mais opções para as pessoas se movimentarem pelas cidades. O próprio CADE divulgou um estudo apontando que a chegada da Uber no mercado não mudou o panorama do transporte individual público do Brasil, “possibilitando mais opções aos consumidores”.

Em outubro de 2017, a Superintendência-Geral do CADE decidiu arquivar inquérito administrativo sobre suposta concorrência desleal relacionada à Uber. Em nota técnica, o órgão afirmou que os aplicativos de mobilidade fomentam a concorrência no setor de transporte individual privado. Já em abril de 2018, um novo estudo do órgão confirmou que o início da operação da Uber no Brasil acabou por “gerar benefícios aos consumidores e incentivar a entrada de novos ofertantes no mercado de transporte remunerado individual de passageiros”.

A Uber paga impostos.

Somos uma empresa legalmente constituída no Brasil e estamos em dia com os impostos devidos para operar no país. Desde 2014, considerando todas as linhas de negócio da Uber (intermediação de viagens e entregas, licenciamento de software etc.), a empresa pagou mais de R$ 6 bilhões em tributos, tanto federais (como PIS, Cofins e Imposto de Renda) quanto municipais (como o ISS e outros).

Reconhecimentos

A Uber foi eleita uma das empresas com as melhores práticas na promoção da equidade de gênero pela pesquisa Mulheres na Liderança 2019 e 2020, promovida pela WILL (Women in Leadership in Latin America) em parceria com o Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire e realizado pela Ipsos.

Categoria Ouro no Prêmio WEPs, promovido pela ONU Mulheres na categoria Ouro pelo segundo ano consecutivo em 2021. Os WEPs são a iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global para orientar empresas do mundo todo a alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.

Certificada pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Classificada entre as melhores empresas no Guia Exame de Diversidade, realizado em parceria com o Instituto Ethos.

Reconhecida com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo nas categorias LGBTI e Mulheres.

Premiada nas edições de 2018, 2019, 2021 e 2022 da pesquisa Top of Mind do Datafolha.

Eleita a marca preferida no Prêmio Marcas dos Cariocas do Jornal O Globo em todas as categorias (homens e mulheres, nas faixas etárias de 18 a 34 anos e de 35 ou mais e nas classe A, B e C, considerando todas as cinco dimensões: qualidade, respeito, preço, identidade e evolução) em 2019. De 2020 a 2023, foi eleita novamente a marca preferida dos cariocas.

Eleito o Melhor app de mobilidade no Prêmio Melhores do Ano TechTudo em 2019.

Eleito  o App do Ano nas edições 2017 e 2018 do Prêmio Canaltech: Melhores da Tecnologia, na categoria transporte por votação popular.

Eleito o “Melhor app de transporte particular” no Prêmio Mobilidade Estadão 2020 e 2021.A Uber também foi reconhecida como uma das 10 empresas do país que “mais contribuem para melhorar os dias difíceis na pandemia” na edição 2020 do “Estadão Marcas Mais“.

Reconhecido como melhor Serviço de Transporte no Brasil no Prêmio iBest 2020, ganhando tanto a categoria escolha popular quanto a da Academia do iBest – eleição feita por um júri de especialistas.

Considerada “Empresa que Mais Respeita o Consumidor” na categoria “mobilidade urbana” pela revista Consumidor Moderno em 2018. Em 2019, 2020 e 2021,  a empresa foi vencedora na categoria App de Mobilidade Urbana Corporativa do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

Reconhecida pela Revista Consumidor Moderno como empresa Campeã da Década e Game Changer, pela excelência no atendimento ao cliente ao longo dos últimos anos.
Quatro anos consecutivos (2015, 2016, 2017 e 2018) como destaque na categoria mobilidade urbana do Ranking Exame/IBRC (Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente).