rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-fenavinho-expobento-bento-goncalves
rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-fenadoce-pelotas-feira

Abastecimento da Corsan no RS em 12.05.24

Abastecimento da Corsan no RS em 12.05.24

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ABASTECIMENTO – 21H

Na noite deste domingo, o desabastecimento de água afeta 202 mil imóveis em 21 cidades. As fortes chuvas ao longo do dia voltaram a atingir regiões como o Vale do Taquari e Serra, impactadas, principalmente, pela elevação dos rios Taquari e Caí. A retomada do abastecimento, já avançada no interior e algumas localidades da região Metropolitana, entra novamente em estado de alerta. O mau tempo também prejudica a atuação das frentes de trabalho na recuperação das instalações e sistemas, bem como na reconstrução de estruturas como redes e adutoras danificadas.

Mesmo diante deste cenário, a empresa segue cumprindo o Plano de Contingência para a retomada do abastecimento nas cidades mais atingidas pelas cheias. Em Esteio, no entanto, seguindo recomendação das autoridades municipais no começo da noite, a estação de tratamento onde as equipes realizavam os trabalhos de recuperação precisou, por segurança, ser evacuada e isolada devido aos riscos de agravamento da inundação no local.

METROPOLITANA:
Não houve alteração no número de desabastecidos: 165 mil imóveis em 7 municípios. Durante o dia, com a intensificação dos trabalhos de mergulhadores e equipes operacionais nas estações de captação e de tratamento do sistema Esteio-Sapucaia, foi possível reduzir o alagamento nas instalações, chegando à casa de bombas. Dessa forma, assim que permitido novamente o acesso, será possível fazer a limpeza dos equipamentos para avaliar os reparos necessários, acelerando a operação das unidades e a retomada do abastecimento nestes municípios. Ainda, conforme as medidas de contingência para esta região, avançou a instalação das estações móveis que estão sendo instaladas em Esteio e Sapucaia. A previsão é de que as ETAs móveis já possam produzir água tratada para a população na próxima terça-feira (14), quando também deve ser concluída a construção dos 3,8 quilômetros de adutora em Esteio.

Na tentativa de retomar a operação da estação de tratamento Rio Branco, em Canoas, submersa desde o último final de semana, a Corsan mobilizou duas balsas para que as equipes possam chegar às instalações e atuar nas intervenções e reparos necessários para que a ETA volte a operar, ampliando o fornecimento de água tratada. Atualmente, o abastecimento de água é feito pela estação de tratamento Niterói – que na última semana teve a capacidade de produção ampliada – atendendo 80% da população canoense. Para aumentar a distribuição de água tratada à população, estão sendo perfurados seis poços artesianos – dois já em operação no Parque Getúlio Vargas.

Em Alvorada (que segue com a estação de captação alagada), Cachoerinha, Gravataí e Viamão o fornecimento de água está sendo retomado gradualmente. Nas partes mais altas das cidades e mais distantes das estações de tratamento, o tempo para chegar às torneiras é maior.

NORDESTE (Região de Bento Gonçalves)
Com nova elevação do rio Taquari, alguns sistemas de abastecimento foram novamente atingidos. Com isso, a região volta a registrar aumento no número de desabastecidos, com problemas relacionados, principalmente, a alagamentos nas instalações e rompimento de adutoras. Nesta noite são 19 mil imóveis em 9 cidades: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canela, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Garibaldi, Gramado e Roca Sales. Caminhões-pipa e reservatórios móveis atendem a população dessas localidades, além de geradores que mantém parte dos sistemas em funcionamento.

CENTRAL (Região de Santa Maria)
Na região, o desabastecimento é parcial em 4 cidades – Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Rio Pardo, impactando em 2 mil imóveis.