rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-fenadoce-pelotas-feira
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Alertas da Defesa Civil para 11.05.24 Sábado

Alertas da Defesa Civil para 11.05.24 Sábado

No sábado (11), de acordo com a Sala de Situação, a previsão é de chuvas persistentes em todas as áreas. Chamamos atenção para maiores volumes, entre 40 mm e 90 mm, especialmente na metade norte (oeste, centro, vales, RMPOA, serra e litoral norte). Ventos com rajadas entre 30km/h e 40km/h de Sul/Leste especialmente na metade sul e leste do estado, trazendo sensação de frio.

No domingo (12), a formação de uma baixa pressão e mais o fluxo de umidade vindo do norte do país mantém as chuvas intensas e persistentes em toda a metade norte (missões, norte, centro, vales, RMPOA, serra e litoral norte), com volumes que podem variar entre 90 mm e 160 mm e ventos variando entre 40km/h e 60km/h com mar bastante agitado e sensação de frio.

Na segunda (13), as chuvas seguem de moderadas a fortes, com volumes entre 30 mm e 45 mm, no norte, serra, campos de cima da serra e divisa com Santa Catarina. Os ventos seguem predominantemente do sul/sudoeste mantendo o mar agitado e sensação de frio.

Na terça (14), uma massa de ar seco de origem polar favorece o retorno do tempo firme e com frio mais intenso. As temperaturas da manhã devem oscilar entre 2 e 10 graus. Ventos seguem soprando de sul/ leste mantendo o mar agitado.

Em razão dos volumes de chuva, é esperado para o sábado, inicialmente, elevação de rios menores, arroios e córregos. No decorrer do dia, estima-se a resposta em rios maiores, tais como o Caí e Taquari. Para o domingo, os demais rios da bacia do Guaíba, que são o Jacuí, Sinos e Gravataí devem voltar a apresentar elevação, com possibilidade de elevação de níveis do Guaíba.

Alerta Defesa Civil
Devido ao prognóstico dos próximos dias, a Defesa Civil orienta às pessoas que moram em áreas com declive ou elevação nas regiões da Serra, Litoral Norte, Vales e Centro do Estado a respeito dos riscos da ocorrência de movimentos de massa nessas regiões. Busque locais seguros durante o período de vigência do aviso. Saia de casa imediatamente caso identifique rachaduras, barulho ou vibrações nas paredes ou terreno. Árvores, postes ou cercas inclinadas também são sinais de risco iminente. Deixe o local e acione os telefones de emergência.


Defesa Civil: Risco de inundação do rio Taquari durante a madrugada, rio apresenta elevação. Evite áreas de risco. Válido por 16 horas. Emergência ligue 190/193. Orientação: quem mora em regiões próximas ao rio, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. Não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade. Em caso de emergência ligue 190/193. Evite áreas de risco. Válido por 16 horas. Emergência ligue 190/193.


Defesa Civil: Alerta para a elevação significativa dos níveis da Laguna dos Patos. Evacue as áreas de risco e busque locais seguros. Emergência ligue 190/193. Orientação: quem mora em regiões próximas à Lagoa, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. Não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade. Em caso de emergência ligue 190/193.


Defesa Civil: Alerta para chuvas fortes com risco de alagamentos, vento forte e descargas elétricas. Válido até as 10h do sábado. Emergência Ligue 190/193. Durante as chuvas, fique em segurança. Retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas. Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.


Defesa Civil: Alerta para risco de inundação do rio Caí durante a madrugada, rio apresenta elevação. Evite áreas de risco. Válido por 16 horas. Emergência ligue 190/193. Orientação: quem mora em regiões próximas ao rio, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. Não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade. Em caso de emergência ligue 190/193.