Canoas começa a receber voos comerciais
Os procedimentos para embarque são feitos no ParkShopping Canoas
A cidade de Canoas passa agora a receber operações de voos comerciais em alternativa ao Aeroporto Salgado Filho. Um terminal provisório da empresa Fraport está instalado no ParkShopping Canoas, com acesso pela entrada B, pela Avenida Farroupilha, 4545, em frente à pista de patinação. Uma aeronave da Latam foi a primeira a decolar na pista da Base Aérea de Canoas, às 9h30 desta segunda-feira. Ela trouxe do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, cerca de 170 pessoas e retornou para São Paulo com passageiros do Sul. Às 14h, chegaram passageiros de Guarulhos e, por fim, às 15h30, saiu o último voo desse primeiro dia, com destino a Guarulhos.
Os aviões decolam e partem da pista da Base Aérea de Canoas, que fica a cerca de 3,4km do shopping. O transporte de passageiros ocorre com ônibus privados contratados pela Fraport. Segundo a assessoria do ParkShopping, o acesso ao terminal será possível, a partir das 6h, inclusive com atendimento em alguns cafés e locadora de veículos. O espaço da Fraport funciona diariamente, das 6h às 18h.
“É um momento importante para a cidade e para a economia gaúcha, que será de reconstrução. As operações aéreas no município se refletem em oportunidades de empregos diretos e indiretos e resultarão em um fomento econômico”, afirmou o secretário de Transportes e Mobilidade (SMTM), Diego Cigolini. A equipe de engenharia da pasta auxiliou no desenvolvimento de rotas e nas alterações pontuais em frente à Base para contribuir com o traslado das linhas de ônibus. Os agentes da Polícia de Trânsito também auxiliam nos deslocamentos iniciais. Os horários dos pousos e decolagens, assim como rotas, podem ser conferidos com as companhias aéreas ou no site: https://portoalegre-airport.com.br/pt/terminal-parkshopping-canoas.
Alternativa ao Salgado Filho
Dona da concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Fraport Brasil vinha buscando alternativas para operações de voos comerciais ao transporte de passageiros, a partir da impossibilidade de utilização da pista e instalações do terminal em Porto Alegre. Adaptada para receber cargas e ajuda humanitária, além de passageiros, a Base Aérea de Canoas, passou a ser utilizada em meio à catástrofe natural que assolava o Rio Grande do Sul. Toda a estrutura de check-in, raio-x e ambiente de espera será concentrada no ParkShopping Canoas. Uma sala de embarque, com capacidade para 150 pessoas sentadas, será disponibilizada no local. O percurso do complexo comercial até a pista da Base é de 3,4 quilômetros e cerca de 20 minutos e será executado por uma empresa contratada pela Fraport.
Parabéns!