O trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no enfrentamento das mudanças climáticas e os impactos na sociedade gaúcha é o tema geral do Espaço Emater/RS-Ascar na Expointer 2024. Entre as ações apresentadas nessa temática estão aquelas voltadas para a educação e a gestão ambiental, principalmente com foco nos recursos hídricos e no saneamento básico.
Com uma proposta educativa, o espaço dispõe de uma maquete de uma microbacia hidrográfica que apresenta a diferença entre uma área conservada e uma degradada, mostrando aos visitantes, de uma forma didática e lúdica, a importância da conservação das florestas e das matas ciliares, da vegetação, para evitar problemas como os que ocorreram no Rio Grande do Sul devido às enchentes, como o transbordamento de cursos d’água e a perda de solos.
Através de uma demonstração, é possível verificar o papel de “esponja” que a vegetação cumpre, permitindo a infiltração da água no solo, abastecendo os lençóis freáticos que depois darão origem a uma nascente. Já onde não há vegetação, é possível observar que a água escorre por cima do solo, carregando grande quantidade de terra, provocando o assoreamento dos rios, o que facilita o seu transbordamento e avanço sobre as propriedades e casas, ocasionando perdas econômicas e humanas.
O coordenador estadual das áreas de gestão ambiental e saneamento básico da Emater/RS-Ascar, Gabriel Ludwig Katz, salienta que a instituição atua e participa dos 25 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado, instâncias e colegiados em que se discutem e se decidem políticas públicas e ações dentro das bacias hidrográficas.
O público também pode conferir, no espaço, um protótipo em tamanho real de um sistema de captação de água de nascentes, que é uma alternativa no meio rural para o abastecimento das propriedades que não dispõe de um sistema público de abastecimento de água. Conforme Katz, a Emater/RS-Ascar tem o respaldo de várias resoluções para a orientação dessa ação, considerada de interesse social, baixo impacto ambiental e proteção sanitária.
Essa é uma das atividades do saneamento básico e ambiental que a Emater/RS-Ascar promove, juntamente com outras, como orientações de tratamento e destinação adequada de resíduos domésticos. “São ações que a Emater desenvolve dentro dessa esfera ambiental, muito importantes para a qualidade do ambiente das propriedades rurais e para a saúde das famílias, que necessitam de uma água de qualidade, redução das fontes contaminantes e a conservação e adequação ambiental das propriedades”, conclui Katz.
Parabéns!