Sob o olhar atento do público, que lotou as arquibancadas para assistir à apresentação, cinco cachorros adestrados realizaram uma demonstração de treinamento de agility, atividade de agilidade praticada por um cão e seu condutor, na pista de julgamento de caprinos, pôneis e cães, no Parque de Exposições Assis Brasil, da 47ª Expointer. Promovido pela Dog’s School, de Canoas, o evento ocorreu nesta sexta-feira (30/8) e apresentou como funciona o adestramento dos animais e a importância do vínculo com o tutor.
Durante o percurso da série de circuito, os cães passaram por diversos obstáculos, como túneis, rampas, pneus e aros, no menor tempo possível. Em meio às apresentações, o proprietário da escola, Ivan Brizola, deu dicas sobre como fazer o manejo correto de cães – técnica, paciência e repetição estão entre elas.
“As pessoas precisam ter paciência durante o processo de adestramento. É algo que leva tempo, envolve trabalho e muita dedicação. É necessário promover uma comunicação efetiva com o cão, respeitando sua capacidade, e estabelecer uma relação de parceria e confiança”, afirma Brizola, que promove esse tipo de apresentação na Expointer há cerca de 30 anos.
Além do treinamento para provas de agility, os cachorros também são adestrados para auxiliar no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Ao promover a interação com os animais, pode ocorrer a melhora da comunicação, da socialização e dos desenvolvimentos cognitivo e sensorial.
Nesta edição, os border collies Marrom, de três anos, Trovão, de quatro, Vivi, de 14, e Vivi dois, de cinco meses, e o cão de crista chinês Monaghan, de 2 anos, foram os responsáveis por demonstrar o treinamento realizado. No próximo domingo (1/9), haverá uma nova apresentação, com uma participação maior de cães e seus condutores, na pista de julgamento do gado leiteiro.
Texto: Rafaela Pollacchinni/Ascom Expointer
Parabéns!