Trufa de butiá, torta de abóbora com cachaça, picolé de doce de leite com café… Imagine aprender a fazer preparos como esses e ainda apoiar agroindústrias de famílias gaúchas? Esse é o objetivo da Cozinha Show, atividade da 47ª Expointer que apresenta ao público receitas com produtos vendidos no Pavilhão da Agricultura Familiar.
As apresentações ocorrem todos os dias, às 11h, às 12h, às 14h e às 15h, no pavilhão. Não é necessário se inscrever para acompanhar – basta se acomodar em um dos bancos em frente ao estande da Cozinha Show. O menu é composto por dez receitas simples (veja quais são abaixo), cinco doces e cinco salgadas, que são apresentadas alternadamente. Ao final da aula, é possível degustar o resultado.
Ao inserir os produtos regionais vendidos no pavilhão, a equipe busca o aproveitamento dos alimentos da época, a segurança alimentar, a geração de renda e o desenvolvimento regional. Essa é uma forma de valorizar o trabalho das famílias que, na maioria dos casos, têm na agroindústria o seu sustento.
“Essa iniciativa se torna ainda mais importante nesse momento de recuperação do Rio Grande do Sul. Muitas famílias foram impactadas pelas enchentes, e a Expointer é uma chance para que possam se reerguer”, explicou a extensionista rural e nutricionista Leila Ghizzoni, coordenadora do projeto.
A Cozinha Show, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, fez sua primeira apresentação na Expointer em 2019. O projeto passa também por outras feiras do Estado, sempre despertando a curiosidade do público.
“A gente sempre busca fazer uma receita rapidinha, de poucos minutos. Muitas vezes a pessoa está circulando, vê e para”, comentou Leila, que trabalha com as colegas Adriana Conzatti e Mariana Silva Camargo.
Na tarde deste domingo (25/8), cerca de 20 pessoas acompanharam a explicação do preparo de uma trufa de butiá. Os doces foram aprovados pelos presentes. “A trufa estava deliciosa. Hoje em dia tem muita coisa disponível na internet, mas ver ao vivo é muito mais interessante, porque sempre tem uma dica, um detalhe. Sempre que vou a feiras, acompanho cozinhas desse tipo”, contou a técnica em segurança do trabalho, Daniela Rodrigues.
“O que achei mais interessante é que usam ingredientes daqui. Além de serem ótimos, é uma forma de apoiar as pessoas que perderam tudo”, complementou a guia de turismo, Andressa Berlato.
Serviço da Cozinha Show
As receitas
Recorde no primeiro dia de vendas
No primeiro dia da 47ª Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar chegou a R$ 1.020.554,50 em vendas. Esta é a primeira vez que o espaço alcança esta marca desde seu início, em 1999.
Neste ano, são 413 empreendimentos, 41 a mais do que no ano passado. Do total, 216 são liderados por mulheres, 125 por jovens e 73 por estreantes.
A Expointer segue até 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Texto: Bibiana Dihl/Ascom Expointer
Parabéns!