Dezenas de ônibus chegaram à 47ª Expointer nos últimos dois dias trazendo alunos de diversos municípios do Estado, para visitar a feira e conhecer um pouco mais do universo da produção agropecuária gaúcha. Na edição deste ano, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil recebeu 168 caravanas com mais de 9 mil estudantes.
Nos dias 26 e 27 de agosto, excursões de estudantes tiveram direito à entrada gratuita. A visitação foi aberta das 8 às 18 horas, para estudantes dos ensinos fundamental, a partir da 5ª série, médio e superior e de escolas agrícolas e técnico-agrícolas. Para garantir o livre acesso, as escolas precisavam apenas fazer uma solicitação prévia à Comissão Executiva da Expointer.
Uma das unidades que aproveitaram a oportunidade foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada no bairro Lami, em Porto Alegre. O colégio trouxe 34 alunos, do 5º ano ao 9º ano. Eles chegaram ao local de ônibus e passaram boa parte do dia no Parque.
A aluna do 5º ano Êmile Silva Vargas, de 10 anos, visitou a Expointer pela primeira vez. “Estou achando bem legal. O que eu mais gosto é de ver os animais, fazer carinho e interagir”, comentou.
A supervisora pedagógica da unidade, Rosenice Lisboa, ressaltou a importância de proporcionar esse tipo de atividade aos alunos. “Queríamos muito que os alunos saíssem um pouco do contexto da sala de aula. Eles estavam bem ansiosos para fazer algo diferente. Eles moram na zona rural, no Lami. Então, a Expointer tem muito a ver com as vivências deles. Além dos animais, das máquinas e da agricultura familiar, é importante também promover essa integração entre os alunos”, relatou.
Também na sua primeira Expointer, o estudante do 7º ano, Mayky dos Santos, falou sobre a expectativa assim que chegou à feira. “Acho que vai ser muito legal. A gente espera ver muita coisa de agricultura e se divertir bastante”, disse.
Além dos estudantes, terão gratuidade, de quarta a sexta-feira (28 a 30/8), as excursões de entidades de agricultores.
Texto: Juliana Dias/Ascom Expointer
Parabéns!