rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
marcas-e-lideres-2024-top-marketing-advb-rs-vencecores-fotos-corporates-fusao-aquisicao-investimento-rede-brasil-inovador-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-(2)

EXPOINTER: Produtores de leite são reconhecidos no 3º Prêmio Referência Leiteira

EXPOINTER: Produtores de leite são reconhecidos no 3º Prêmio Referência Leiteira

A Granja Zambiasi e a Cabanha DS venceram o 3º Prêmio Referência Leiteira, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29/08) na Expointer. Mesmo num cenário em que muitos desistem da atividade, o prêmio enaltece aqueles que permanecem produzindo com eficiência e se aprimorando cada vez mais.

Para o coordenador do Prêmio Referência Leiteira, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries, os premiados são exemplos para os demais produtores. “Eles desenvolvem experiências bem-sucedidas, com grande potencial de replicação, podendo ser aproveitadas por outras propriedades”, afirma.

A Granja Zambiasi, de Coqueiros do Sul, destacou-se como Propriedade Referência em Produção de Leite nos sistemas à base de pasto. Já a Cabanha DS, de Vila Lângaro, venceu entre as propriedades de semiconfinamento ou confinamento.

A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, lembra que a atividade leiteira foi altamente afetada pela catástrofe e é extremamente importante para a reconstrução do Rio Grande do Sul. “Temos estrutura, temos animais de qualidade, temos tecnologia, e isso faz com que a gente não desista”, diz.

A premiação é realizada pelo Sindilat/RS, juntamente com a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Neste ano, 72 iniciativas disputaram a premiação.

Durante a solenidade também foram anunciados os vencedores nas categorias de Cases de Sucessos: Inovação para a Fazenda Trevisan; Gestão da Atividade Leiteira, empataram, a Agropecuária Nova Esperança e a Granja Margarida; Sustentabilidade Ambiental para a Pastoreio Agropecuária; Bem-Estar Animal para a Granja Grespan; Protagonismo Feminino para a Granja Santo Antônio e Sucessão Familiar para a Agropecuária Zambiasi.

Conforme o vice-coordenador da premiação, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS, o Referência Leiteira tem se consolidado no setor, difundindo e reconhecendo as melhores práticas. “Dessa forma, contribui para a eficiência e a qualidade produtiva, garantindo mais competitividade ao leite gaúcho”, assinala.

Vencedores do 3º Prêmio Referência Leiteira

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas à base de pasto

  • 1º Lugar: Granja Zambiasi, de Coqueiros do Sul, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).
  • 2º Lugar: Agropecuária Trentin, de Cruzaltense, fornecedora de leite da Cooperativa Agroindustrial Alfa.
  • 3º Lugar: Daniel Roque Faciochi, de Dois Lajeados, fornecedor de leite da Cooperativa Santa Clara.

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas de semiconfinamento ou confinamento

  • 1º Lugar: Cabanha DS, de Vila Lângaro, fornecedora de leite da Unibom Indústria de Alimentos.
  • 2º Lugar: Granja Baldasso, de Carlos Barbosa, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.
  • 3º Lugar: Breunig Agricultura e Pecuária, de Condor, fornecedora de leite do Laticínios Heja.

Categoria de Cases de Sucesso

Inovação: Fazenda Trevisan, de Farroupilha, com o trabalho “Pioneirismo no Estado em produção e industrialização de leite tipo A exclusivamente A2A2”, que produz leite para industrialização própria.

Gestão da atividade leiteira: Agropecuária Nova Esperança, de Vespasiano Corrêa, com o trabalho “Papel da gestão de processos e pessoas na viabilização financeira da atividade leiteira”, fornecedora de leite da Dália Alimentos; e Granja Margarida, da cidade de Carlos Barbosa, com o trabalho “A Gestão da Atividade Leiteira como um Instrumento de Desenvolvimento da Propriedade Rural”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Sustentabilidade ambiental: Pastoreio Agropecuária, de Santa Maria, com o trabalho “Produção de leite à base de pasto no Bioma Pampa, viabilizando a bovinocultura leiteira em bases sustentáveis”, fornecedor de leite da Cooperativa Central Gaúcha LTDA (CCGL).

Bem-estar animal:  Granja Grespan, de Carlos Barbosa, com o trabalho “Indo além dos cinco princípios básicos de Bem-Estar Animal”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Protagonismo feminino: Granja Santo Antônio, de Carlos Barbosa, com o trabalho “O Amor e Poder”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Sucessão familiar: Agropecuária Zambiasi, de Coqueiros do Sul, com o trabalho “Trajetória de continuidade Familiar da Agropecuária Zambiasi”, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).

Texto: João Vicente Ribas/Ascom Emater/RS-Ascar