Ministro Paulo Pimenta visita o Hospital Moinhos de Vento
Ações da instituição de saúde em favor da retomada gaúcha foram apresentadas à comitiva do Governo Federal
A direção do Hospital Moinhos de Vento recebeu, nesta quarta-feira (24), o ministro extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta. O encontro buscou reforçar a disposição da instituição em se somar ao esforço de retomada gaúcha. O hospital é o único fora de São Paulo a integrar o Proadi-SUS, programa que desenvolve e apoia o Sistema Único de Saúde (SUS) para prestar a melhor assistência em saúde à população.
De 2009 a 2023, realizou 97 projetos, com aplicação de R$ 824,4 milhões. Nesse período, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos clínicos, procedimentos e exames laboratoriais. Mais de 207 mil participantes foram recrutados para pesquisas, enquanto 235 mil profissionais se capacitaram no âmbito dos projetos Proadi-SUS.
“O Hospital Moinhos de Vento é um grande parceiro para o recomeço da vida dos gaúchos. Foram mais de 60 abrigos no Rio Grande do Sul que contaram com o trabalho dos profissionais deste importante hospital. São mais de 20 mil gaúchos que contaram com este apoio. E certamente iremos desenvolver novas parcerias ao longo dos meses para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul”, destacou o o ministro Paulo Pimenta.
Por meio do Instituto Moinhos Social, mais de mil ações foram realizadas desde sua criação, em 2021, impactando mais de 310 mil pessoas. Além disso, o IMS presta consultoria para instituições sem fins lucrativos, capacitação para educadores e desenvolve um programa de bolsas de estudo na Faculdade Moinhos de Vento.
“O hospital tem muito a contribuir — seja pela atuação do Instituto Moinhos Social, nosso pilar social, seja com nossa expertise via Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou o superintendente de Responsabilidade Social e Gestão de Riscos, Admilson Reis da Silva.
VOLUNTÁRIOS – Durante a enchente e após o desastre neste ano, 61 abrigos foram atendidos por profissionais de saúde voluntários do Hospital Moinhos de Vento. Com a iniciativa, cerca de 24 mil pessoas receberam assistência. Além disso, foram doados mais de 27 mil litros de água, 28 mil itens de higiene, 16 mil roupas e 4,8 toneladas de alimentos.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente médico do Hospital, Luiz Antonio Nasi, a superintendente de Operações, Tanira Torelly Pinto, a superintendente de Assistencial e de Educação, Vania Röhsig, e a líder do Instituto Moinhos Social, Monique Pimentel. A coordenadora do Escritório de Projetos do Proadi-SUS, Daniela Cristina dos Santos, e a chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, Sheila Martins, fizeram parte do grupo.
Parabéns!