O prefeito Sebastião Melo vistoriou nesta quarta-feira, 8, as obras emergenciais das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 17 e 18, no Centro Histórico. Equipes da prefeitura atuam na finalização da estrutura de aço e concreto armado das chaminés de equilíbrio, construída para proteger as casas de bombas em caso de elevação do nível do Guaíba. Também está sendo executado o fechamento definitivo da comporta 3, na esquina entre a avenida Mauá e a rua Padré Tomé. A vice-prefeita Betina Worm acompanhou agenda.
“Vamos continuar avançando nas obras emergenciais conforme compromisso assumido com a cidade. Essa é uma governança que tem um acompanhamento diário por parte do Gabinete do Prefeito e da nova direção do Dmae, na prioridade de ampliar a segurança da população” – Prefeito Sebastião Melo.
Nos próximos meses, as Ebaps 17 e 18 entrarão em obras definitivas, com o objetivo de torná-las resilientes em caso de novas enchentes. O projeto, que inclui também as Ebaps 14 e 20, inclui a elevação de painéis, substituição de motores e instalação de geradores permanentes. O processo licitatório aberto foi aberto pelo Dmae em 30 de dezembro, prevendo ainda o fechamento definitivo de quatro comportas. O investimento será de até R$ 51,9 milhões, com recursos do departamento. A vistoria teve a presença do diretor-geral interino do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, e de engenheiros da prefeitura.
Dique do Sarandi – Nesta terça-feira, 7, o Dmae concluiu a primeira etapa da elevação do dique do Sarandi à cota de 5,8 metros. O trecho de 1,1 quilômetro entre as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 9 e 10 foi reforçado com argila de jazidas pré-selecionadas a um patamar acima do registrado durante a cheia de maio.
Gonçalo Valduga
Lissandra Mendonça
PREFEITURA