Total de pessoas em abrigos chega a 14,2 mil neste domingo
Neste domingo, 12, são 14.225 pessoas atendidas em abrigos temporários da Prefeitura de Porto Alegre e entidades parceiras, em razão da enchente que atinge a cidade. São 162 estruturas emergenciais para fornecer assistência à população atingida.
Às 10h15, a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA) apontava o Guaíba com 4,65 metros no Cais Mauá, elevação de 6 cm nas últimas 12 horas.
Estão funcionando dois abrigos para mulheres e crianças, um na Zona Sul e outro no bairro Santa Cecília, próximo da Silva Só. O terceiro abrigo, no Foro Regional do Partenon, está em preparação.
Alerta climático – A Defesa Civil Municipal emitiu alerta preventivo, válido até a noite deste domingo, para a possibilidade de chuvas intensas (até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia) e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora, que podem prolongar os alagamentos já existentes em Porto Alegre e causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas. Saiba mais.
Mobilidade – No trânsito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 88 ocorrências em aberto, sendo 67 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 12 com acúmulo de água, ocasionando bloqueio parcial. Além disso, três semáforos estão fora de operação por falta de energia ou em atendimento para manutenção. Outras 181 ocorrências já foram encerradas pelo órgão.
Água – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue operando com quatro das seis Estações de Tratamento de Água (ETAs), todas com capacidade reduzida. Em razão disso, pode haver intermitência no fornecimento de água. Sobre as Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebaps), mais uma das 23 disponíveis foi religada, neste sábado, chegando a sete unidades funcionando.
Os esforços estão concentrados na retomada da ETA Moinhos de Vento, ainda fora de operação.
Parabéns!