Educação Empreendedora em Santa Cruz do Sul: Capacitação de Educadores e Gestores Escolares Fortalece Rede de Ensino
Cidade Empreendedora promove trilha de aprendizagem em habilidades socioemocionais e empreendedorismo, além de formação abrangente em gestão escolar.
Santa Cruz do Sul está aprimorando a educação local através do projeto Cidade Empreendedora. O eixo de educação empreendedora foi personalizado para atender às necessidades específicas do município, capacitando educadores em uma trilha de aprendizagem que abrange habilidades socioemocionais, projeto de vida e empreendedorismo. Esta trilha fornece ferramentas práticas para que os professores possam aplicar esses conceitos diretamente em sala de aula, com o suporte contínuo de uma consultoria especializada.
Além disso, as equipes diretivas das escolas estão participando de uma formação abrangente em Gestão Escolar. Os temas abordados nesta formação incluem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e legislações do Ministério da Educação (MEC), Gestão Financeira e captação de recursos, Gestão de pessoas, Gestão do tempo e Gestão democrática na educação. Esta formação está disponível também para futuros gestores escolares que desejam se candidatar a cargos de direção, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação.
“Os educadores de Santa Cruz do Sul têm se mostrado extremamente abertos às práticas que estão sendo propostas nas formações. Com as equipes diretivas, adaptamos o formato para atender ao pedido da secretaria em oferecer a formação aos futuros gestores escolares que queiram ser candidatos ao cargo também. Sentimos que as formações estão fortalecendo a rede para cumprir ainda mais o propósito de formar o estudante na sua integralidade, com foco no desenvolvimento de habilidades para a vida,” afirmou Bruna da Costa, analista territorial do Sebrae.
Évelin Scheibler, orientadora educacional da Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, destacou a importância das oficinas do Sebrae: “As oficinas do Sebrae são muito importantes e significativas, tendo em vista que a metodologia de aplicação possibilita o desenvolvimento dos profissionais envolvidos. As dinâmicas são vivenciais e oportunizam o autoconhecimento e a instrumentalização de quem participa. Tivemos uma boa receptividade dos profissionais das escolas e percebemos que realmente as atividades estão sendo aplicadas e vieram para aprimorar a prática que já ocorre nas nossas escolas. Quem participa sai das formações com uma ‘caixinha de ferramentas’ que aumenta a sua bagagem profissional.”
Este esforço conjunto visa não apenas aprimorar a qualidade do ensino, mas também preparar os estudantes de Santa Cruz do Sul para os desafios do futuro, através de uma educação que valoriza tanto o conhecimento acadêmico quanto as competências socioemocionais e empreendedoras.
Parabéns!