rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
rede-rs-cidade-2024-mapa-economico-jornal-comercio-rio-grande-sul-ecossistema-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-universidades-governo-camara-brasil-inovador-aldo-ceo-2

SENAR: SuperAção Agro Rio Grande do Sul ajuda na retomada das atividades no campo

SENAR: SuperAção Agro Rio Grande do Sul ajuda na retomada das atividades no campo

SuperAção Agro Rio Grande do Sul ajuda na retomada das atividades no campo

Produtores relatam trabalho para voltar a produzir alimentos

Os produtores rurais atendidos pelo programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul sabem que não vai ser “da noite para o dia”, mas, aos poucos, tentam se recuperar da tragédia das enchentes e voltar a produzir alimentos.

O Sistema CNA/Senar, a Farsul e o Senar-RS estão ajudando os produtores a retomarem as atividades no campo. “Aos poucos a gente está tentando se reerguer, porque isso não é da noite para o dia”, afirmou Jefferson dos Santos, produtor em São José do Norte.

Santos teve a ajuda técnica do Senar para voltar a produzir cebola, recebeu fenos para os animais e sementes. “Tudo foi muito bem-vindo e veio na hora certa”, disse Santos.

A produtora de leite Cíntia Mendes ainda tem parte do pasto tomado pela água em Lami, na região rural de Porto Alegre, mas, com a ajuda do Senar, que ajudou na limpeza da propriedade, ela retomou o turismo rural, outra atividade no local que também é fonte de renda da família.

Cíntia Mendes, produtora rural
“Vieram as máquinas, nos ajudaram a limpar o local. As coisas ainda precisam, sim, de ajuda, de reconstrução. Mas é um trabalho de formiguinha e a gente tem fé e esperança que ocorra o mais breve possível, para que as coisas voltem ao normal”.

Por meio de uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a análises de solo das propriedades estão sendo feitas e já mostram alguns resultados.

“Ficou evidente nessas análises que houve uma redução drástica de matéria orgânica no solo. Com isso, as recomendações e a interpretação dos relatórios são cruciais para que os produtores consigam fazer o manejo adequado e recuperem o solo o mais breve possível”, disse o coordenador de laboratórios da UCS, Daniel Faccin.

O diretor técnico do Senar-RS, Cláudio Rocha, disse que esse é o momento de “fazermos a devolutiva para os produtores rurais que estão sendo atendidos pelo Senar. Aqueles técnicos que fizeram o diagnóstico das propriedades estão retornando ao campo com essas informações para passar a orientação do que dá pra ser feito”.

Técnico passa orientações ao produtor
O SuperAção Agro Rio Grande do Sul também conta com técnicos de outros estados, que se revezam para ir ao estado ajudar as equipes locais.

O coordenador do programa, Valmor Boelhouver, destaca que os resultados até agora foram bastante positivos. “Os produtores precisavam e precisam da ajuda do Senar para retomar a produção”.